O Início de Uma Mudança

Recentemente fizemos mais uma mudança, desta vez entre cidades, num mesmo país. País que há dois anos e meio vem sendo nossa casa, ainda que não seja nosso país de origem.

O processo de mudança começa muito antes de o caminhão da mudança parar na porta. Meses de preparação: planejar, triar, doar, verificar datas, orçar… e a lista poderia seguir por várias linhas.

Ao mesmo tempo em que tudo isso está acontecendo no concreto, dentro de nós um caldeirão de emoções toma o espaço e vai crescendo à medida que os dias passam. Ansiedade, excitação, alegria, medo, preguiça, dúvida, curiosidade, saudade, gratidão. A lista também poderia seguir por várias linhas.

Quando a Nova Casa Vira Lar

Depois, pouco a pouco, um novo lar vai nascendo. Os móveis vão entrando, dividindo espaço com os porta-retratos e com as plantas. Louças e roupas vão ocupando os armários, os brinquedos vão se espalhando.

Uma refeição gostosa e quentinha sai do fogão e vem pra mesa onde todos comem juntos. Aos poucos vamos encontrando pouso nessa nova casa, novo espaço, novo momento de vida.

Do Brasil ao México: Uma Experiência Transformadora

Eu senti e passei por tudo isso no processo de mudança do Brasil para o México. Agora, ao deixar o meu lar em Querétaro, vivi todas essas fases e emoções.

As despedidas foram emocionadas, tanto das pessoas quanto dos lugares que nós gostávamos. Ao final, chegamos a Monterrey e mais ou menos um mês depois, voltamos a Querétaro para uma festa de aniversário. Que alegria rever os abraços e sorrisos!

Foram três dias de viagem para onde há tão poucos dias era nossa casa. Para nossa surpresa, no segundo dia já estávamos nos perguntando: quando vamos voltar pra casa? Nós três, inclusive nosso filho de 4 anos, sentíamos saudades do nosso Lar.

O Que Torna o Lar Especial

Lugar de Afeto e Repouso

É mais que o lugar onde vivemos, mais que a casa onde moramos. É um lugar que está fora, mas também está dentro de nós.

Afeto: O Que Nos Mobiliza

Quando algo nos afeta, também nos toca, penetra, mobiliza algo dentro de nós.

No lar, tudo isso flui, vibra, está. Na relação com as pessoas que vivem conosco sob o mesmo teto e com as que convivem conosco nos diversos ambientes que frequentamos, estamos o tempo todo nos afetando.

Não dá pra negar: as pessoas que vivem conosco sob o mesmo teto nos afetam mais que as outras, seja de maneira bonita, seja daquela maneira humana que falamos acima.

Para mim, no nosso lar tem afeto. Até mesmo em relação às coisas que temos em casa: as plantas, os móveis, o tapete que pesquisamos tanto e compramos com tanto gosto, a roupa de cama, aquela travessa que foi dada por alguém querido. O afeto circula e nos preenche.

Repouso: Mais Que Descansar

E o repouso? Talvez a primeira ideia que esta palavra te traga é a de repouso físico: dormir, descansar. Quantas vezes não viajamos e ficamos com saudade da nossa cama e do nosso chuveiro?

É como se só eles nos recarregassem de verdade. É como se só com eles pudéssemos relaxar.

Mas, indo mais a fundo, para relaxar é preciso se entregar, se despir, estar presente na própria pele, apreciando as sensações e deixando tudo que vem do mundo externo de lado.

No lar isso acontece. Podemos repousar de verdade: não apenas o corpo, mas o nosso Eu. Podemos ser quem somos e ainda receber afeto por isso.

A Construção do Lar

Lar é esse espaço onde podemos afetar e ser afetados, repousar e deixar repousar. Que delícia é estar nesse lugar e que sorte eu tenho de estar escrevendo nele agora!

Mas uma pergunta me surge: será que é possível construir um lar ou apenas o encontramos ou recebemos?

E meu coração diz que sim, é possível construir esse lugar onde podemos ser genuínos e ver os outros seres que vivem conosco também de maneira genuína; com tempo, com presença e com escolhas que fazem sentido para quem somos.

Conclusão: O Convite Para Refletir

Que tal, por agora, apenas repousar, respirar fundo e sentir o aconchego do seu lar?
E enquanto descansa, se permita refletir: como seria sua vida se você pudesse viver com mais leveza, clareza e propósito todos os dias? 🌿

Esse é o convite da Bien Viver: cuidar de você, da sua história e dos seus passos, para que cada dia seja mais autêntico e pleno.

Com afeto,
Karol 💜

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mentoria e Coaching

Viva a transformação que nasce do autoconhecimento.

Nosso jeito de cuidar

Contato